maio 31, 2007

Fragmentos Históricos - Parte I

Hoje teremos um post extremamente nostálgico.
Ps1: Estou postando de um computador absolutamente péssimo - portando, alguns erros de digitação talvez sejam inevitáveis.
Estava scaneando algumas coisas para o meu irmão - este é outro, diariamente troca a ferradura do casco dele comigo, mas isso é uma outra história que no próximo post eu conto - e resolvi fuçar em dois cadernos meus de uns anos atrás.
Um deles é um caderninho de bolso - vulgo moleskine - que eu levo para todo o lugar na minha bolsa (mesmo não tendo mais páginas em banco para serem preenchidas).

Ps2: Acabei de me engasgar, alguém aí está querendo me matar??? Isto não foi legal!

Continuando...

Este cadeninho tem de tudo, desde letras de músicas, frases célebres, endereços à declarações de amor e sentimentos 'cutes-cutes'. Sim - aos que diariamente me enchem o saco com o fato de eu ter coração de pedra - aí está a prova de que um dia eu fui coração de manteiga:
(Clique para ver integralmente e melhor.)

É até meio chato falar sobre a história deste texto, então vamos pular esta parte que me deixou meio down nos últimos 30 minutos.
Eu já escrevi (não lembro se foram 3 ou 4) cadernos - integrais - com coisas do gênero, para uma pessoa só.
Hoje em dia eu me pergunto se eu tinha um parafuso a menos, ou de fato não tinha nada melhor para fazer.
O que mais me frustra atualmente, é que eu não sinto nem o cheiro destes cadernos, visto que eles não estão comigo. Dá uma saudade nostálgica de saber o que se passava na minha cabeça a mais de 4 anos atrás.
(Nem pensem em zoar, são documentos históricos!)

Pessoa que está com os 'nossos' cadernos - espero que esteja, senão eu te mato, mesmo - me mande uma cópia deles!!!!!!! :)
Me sinto frustrada, pois não tenho mais esta habilidade de sentar todas as noites e escrever por horas sobre determinado assunto - mesmo que seja sobre sentimentos furados.
O último caderno que completei - sim, este felizmente está comigo - foi, digamos o rito de passagem do sentimento 'cute-cute' para o pré coração de pedra.
Vejam agora, uma frase que eu adoro. Mesmo não sendo mais aquela bobona troxona, esta frase ainda marca muito para mim.
Ps3: Trecho do livro "Madame Bovary"
(Clique para ver integralmente e melhor.)

Que se cultivam por que são raros. Isto é só.

Este poema é bem mais recente. Bem para quem não sabe eu também faço poemas. Meus poemas - eu me lembro bem - pareciam mais clamores de morte e tristeza no início, e foram ficando melhores com o passar dos anos. (Infelizmente meus primeiros poemas estão naqueles cadenos, que não estão no meu poder!)

Se eu não me engano, este poema, como muitos outros foram escritos ao som de "Fake Plastic Trees" do Radiohead.






"She looks like the real thing
She tastes like the real thing
My fake plastic love
But I can't help the feeling
I could blow through the ceiling
If I just turn and run
A
nd it wears me out, it wears me out
It wears me out, it wears me out
And if I could be who you wanted
If I could be who you wanted
All the time, all the time"

Aiii, que fossa! Mas a melhor fossa é a que permanece ao som do Radiohead!!!
Mas, se ainda existe algo que permanece ao tempo, na alma é esta música. Minha preferida e ironicamente a primeira folha do meu caderno. Com certeza absoluta, ela se fez presente nos últimos anos da minha vida.
O que importa é que "Nothing Else Matters", e como diz Patrick Estrela: é impossível evitar o inevitável.


Em breve, teremos mais lembranças memoráveis de um tempo que não volta mais!!! É muito bom relembrar!

Obs: Foram usados imagens originais, pois as escrever somente no blog não deixariam os fatos tão reais.

maio 30, 2007

Ode à Liberdade.

Oscar Wilde já havia dito que "qualquer pessoa que tenha lido a história da humanidade aprendeu que desobediência é a virtude original do homem" - e então? Estaríamos interpretando mal a história, ou o homem está perdendo suas virtudes??
Voltemos há um tempo não tão distante, em que jovens saiam nas ruas com as caras pintadas, uivando um desejo incontrolável de mudança. O que foi isto? - Será que foram apenas jovens desocupados disputando usn com os outros o título de 'rebeldes sem causa'??
Revoluções foram fatos que propiciaram ao mundo como conhecemos hoje, com todas as qualidades, e porque não - defeitos; Heróis foram aqueles que lutaram cegos por um ideal, e certamente venceram.
Lutar, revolucinar - palavras bonitas para um discurso, mas que hoje não fazem mais tanto sentido como antigamente.
Hoje em dia o máximo que vemos é um 'bando' ocupando a reitoria da USP em prol de algumas melhorias - estas duvidosas. As pessoas que 'reivindicam' são as mesmas que depredam os prédios da universidade e perturbam a paz de quem, discutivelmente quer estudar.
Sejamos sensatos, vivemos no regime egocêntrico, em que só lutamos por causas que favoreçam nosso próprio umbigo - quando lutamos - , e estamos cada vez mais cegos e alienados.
Onde está nosso humanismo? Nossa revolução interna? Lutar ainda existe no nosso dicionário?
Preocupe-se em ocupar reitorias da sua alma, e ver além de pequenas causas que ninguém dá a mínima importância. Mate o mal pela raíz - não tente só cortar a folhagem.
Grandes revolucionários prezam grandes feitos. Pessoas grandes sabem que o progresso depende de cada minuto de êxtase.
Levando as últimas consequências; liberdade, igualdade e fraternidade é um discurso muito viável no mundo das idéias, mas de fato a opressão, desigualdade e hipocresia são a nossa verdadeira realidade.
As teses para melhoria do mundo são inúmeras, mas o que de fato importa é a efetiva trasformação.
Meu maior desejo é que os jovens - estes cada vez mais acomodados pela adolescência tardia anuladora de responsailidades - recuperem sua consciência e possam expelir a ânsia de novos ápices revolucionários - se é que eles ainda existem.

Tijolos e argamassas do muro à parte - hoje só é submisso quem quer.

maio 27, 2007

Ensaios sobre a vida urbana na metrópole

Estou vivendo em uma grande metrópole, a cinzenta São Paulo – e porque não dizer: incansavelmente distante.

Devo deixar claro que – mantenho um amor incondicional por esta grande imensidão de prédios e conjunturas, músicas e semitons loucamente incontroláveis, diversidades e saiba que isto para mim é tudo – e não – somente isso. Viver aqui é um desafio (sem clichês): estamos numa selva.

Devemos manter a direção de nossas vidas, e ao mesmo tempo não permitir que o temido sistema nos inclua no grupo ‘deixa a vida me levar, vida leva eu’ – sim nós lutamos para sermos excluídos, porque não?.

Desassossegados, esta é a palavra.

Fazes parte dos excluídos desassossegados que pastam pelo bem além do próprio umbigo??

maio 24, 2007

Estatuto do Homem

Artigo 1

Fica decretado que agora vale a verdade, agora vale a vida e de mãos dadas marcharemos todos pela vida verdadeira;

Artigo 2

Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, tem direito a converter-se em manhãs de domingo;

Artigo 3

Fica decretado que a partir deste instante, haverá girassóis
em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra e que as janelas devem permanecer o dia inteiro abertas para o verde onde cresce a esperança;

Artigo 4

Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem, que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu; parágrafo único, o homem confiará no homem como um menino confia em outro menino;

Artigo 5

Fica decretado que os homens estão livres do julgo da mentira, nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem armadura de palavras, o homem se sentará a mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa;

Artigo 6

Fica estabelecida durante dez séculos a pratica sonhada por Isaías que o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora;

Artigo 7

Decreta e revogada, fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraudada da alma do povo;

Artigo 8

Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá a planta o milagre da flor;

Artigo 9

Fica permitido que o pão de cada dia que é do homem o sinal
de seu suor, mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura;

Artigo 10

Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida o
urro do trai branco;

Artigo 11

Fica decretado por definição que o homem é o animal que ama, e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã;

Artigo 12

Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com imensa begonia na lapéla;
parágrafo único, só uma coisa fica proibida, amar sem amor;

Artigo 13

Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar um sol das manhãs de todas, expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de tentar e a festa do dia que chegou;

Artigo Final

Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será subrimida dos dicionários e do pantano enganoso da dor, a partir deste instante, a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.

A ortografia também é gente.

"Não tenho sentimento nenhum político ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriótico. Minha pátria é a língua portuguesa.
Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incomodassem pessoalmente. Mas odeio, com ódio verdadeiro, com o único ódio que sinto, não quem escreve mal português, não quem não sabe sintaxe, não quem escreve em ortografia simplificada, mas a página mal escrita, a ortografia sem ípsilon, como o escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse. Sim, porque a ortografia também é gente.
A palavra é completa vista e ouvida. E a gala da transliteração greco-romana veste-ma do seu vero manto régio, pelo qual é senhora e rainha."

(Fernando Pessoa, Livro do desassossego)

maio 23, 2007

O gosto do meu dia é de...

novas conquistas...
desejos renunciados...
músicas insanas...
insanidades musicais...
fome...
guerras...
corrupção...
sorrisos e risadas...
nascimentos...
mortes...
felicidade...
nostalgia...

Sem dúvidas, o gosto do meu dia é a junção de dias passados, coisas boas e ruins, críticas (consrutivas ou não)...
Meu dia tem a ver com o seu, e vice versa... afinal - não estamos sós.

maio 20, 2007

É Veríssimo!

Estou revoltada hoje (de novo??? - você se pergunta), sim - novamente.
Eu ainda preciso mudar meu jeito 'bola de neve' de ser (subentende-se: uma pessoa que para 'explodir' precisa de um conjunto de fatos concretos, que unidos provocam reações adversas).
Altamente saturada de erros de Português ridículos no nosso dia-a-dia, cansada de pessoas que se acham a última bolacha do pacote, pessoas sem personalidade e clichês.
Isto é suficiente?
Não obstante, ainda, existem pessoas neste mundo que, se consideram SELETIVAS (vulgo: excluídas), para não dizer menospresadas. Por favor, não tente dizer a verdade para este tipo de pessoa, o déficit de atenção e a verdade pode causar reações quase subversivas.

Eu só quero deixar uma coisa bem clara: Sim, eu sou extremamente egoísta, egocêntrica, coração de pedra e afins. Eu só procuro quem me faz bem, e quem eu considero.

Portanto, acho que mais explicações são desnecessárias.

Se você ainda quiser ser SELETIVO, procure escolher pessoas com mais paciência da próxima vez, ou que estejam com vontade de rir - de uma verdadeira piada.

Odeio isso, mas enfim: FODA-SE! (ás vezes ligar este botão custa, mas existem situações que pedem!)
Finalizo com o incrível Érico Veríssimo "O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença." - O amor é para os fracos, os bons subestimam o amor, desculpe-me, mas nesta vida eu só consigo ser boa!

Sem mais.

maio 16, 2007

Fome - Terrível Impasse

Quanto tempo você demora para comer o SEU café da manhã? 10, talvez 8 minutos?

Quanto tempo você demora para comer o SEU almoço? 20, talvez 15 minutos?

E quanto tempo você demora para comer o SEU jantar? 15 minutos?

Então calculemos como se você demorasse 3 minutos para fazer cada uma de SUAS refeições.

1 minuto = 60 segundos,
3 minutos = 180 segundos,
9 minutos = 540 segundos.

Segundos os dados* das Nações Unidas, no mundo, 1 CRIANÇA MORRE a cada 5 (cinco) SEGUNDOS, por problemas relacionados à fome.

Então, em 9 minutos ENQUANTO VOCÊ COME, 108 (cento e oito) CRIANÇAS MORREM em decorrência da fome...

Pense nisso!

Faz um tempo eu quis, fazer uma canção pra você viver mais...

Há certas rotinas em minha vida que não mudam, certas crises existenciais que sempre me invadem e sempre deixam vestígios.
E eu me pergunto se fazer com que tudo desapareça é possível.
É o abismo de Nietzsche que nos engole, o tempo de Quintana que nos mostra verdades doloridas, Tabacarias que retratam vidas, versos íntimos insolúveis e aprendizados com Shakespeare - indiscutíveis.
É difícil saber de que métrica ou estilo literário pertenço, é árduo escrever meu poema, meus vedas.


"Não tenho muito tempo
Tenho medo de ser um só
Tenho medo de ser só um" (Pato Fu - Canção pra você viver mais)

maio 14, 2007

All at Sea - Jamie Cullum

Estou no mar
Onde ninguém pode me perturbar
Esqueci minhas raízes
Só por um dia
Eu e meus pensamentos vagando pelo mar
Como uma bebida quente, escoa pela minha alma
Por favor, me deixe em paz
Depois, você poderá passar um tempo comigo
Se quiser
No mar

Estou no mar
Onde ninguém pode me perturbar
Durmo sozinho
Bebo sozinho
Não falo com ninguém
Deixei meu telefone
Como uma bebida quente, escoa pela minha alma
Por favor, me deixe em paz
Depois, você poderá passar um tempo comigo
Se quiser
No mar

Agora, preciso de você como nunca antes,
Preciso de você como nunca antes, agora
Você não precisa disso todo dia
Mas às vezes você deseja
Desaparecer em sua mente
Nunca se sabe o que pode achar
Então, venha passar um tempo comigo
Nós ficaremos no mar
Como uma bebida quente, escoa pela minha alma
Por favor, me deixe em paz
Depois, você poderá passar um tempo comigo
Se quiser
No mar
Música: All at Sea
Álbum: Twentysomething
Intérprete e Foto: Jamie Cullum

maio 12, 2007

Por acaso ainda tem o gosto meu...

De repente me pego a chorar, tanto, tanto que meu coração chega a diminuir do tamanho de um grão, e a certeza do "Só enquanto eu respirar, vou me lembrar de você" é cada vez maior.
De certo não dá pra saber se é felizmente, ou infelizmente o que acontece, pois a certeza do incerto é o que move tal falta de decisão entre o fim e a continuação.
Mas o que mais entoa, é incapacidade do 'você nunca teve a chance', sim nunca te deram uma chance, você é uma incapaz.
E lá se desfaz o coração de pedra.

É, por trás de todo cafageste tem sempre um grande amor mal resolvido, cafagestA no meu caso por favor, que mesmo em pedaços, eu ainda desejo minha dignidade intacta.

maio 08, 2007

Links úteis para a vida!

- http://www.thechildhealthsite.com/clickToGive/home.faces?siteId=5 (clica embaixo da foto)
- http://clickajuda.com.br/default2.asp (escolhe um, depois é só clicar)
- http://www.geocities.com/promenor/doacao_gratis.html (só clicar)
- http://www.refloresta.com.br/clique_natur/clique_natur.htm (só clicar)
- http://www.clickarvore.com.br/index.php (precisa de cpf para se cadastrar)

obs: NÃO é virus nem nada do genero

** São links muito bons, para ajudar no reflorestamento, crianças, saúde, etc..da pra entrar e doar (de graça, com o click) uma vez por dia acho que não mata ninguem, não é???

maio 07, 2007

O Fim e o Início.

Poucos finais de semana foram tão esclarecedores para mim quanto esse que passou.
Nada de significativo aconteceu, porém o nulo fez mais sentido do que o normal.
Fiquei supresa com algumas declarações a meu respeito, e ao mesmo tempo completamente satisfeita por saber que estou seguindo meu caminho sem desviar um centímetro.
Sim, estou exatamente onde queria chegar e isto é só (visualizem: coração de pedra).
Eu não tenho vocação para os artifícios mundanos, estou evitando maiores sentimentos.

.

'Cause I'm back

maio 06, 2007

Definição.

"Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros."

Clarice Lispector

maio 05, 2007

So I dub thee unforgiven....

O Estado Brasileiro Gastou R$ 806,8 bilhoes no ano passado. Imagine que esta dinherama equivale a R$ 100 reais, verifique os investimentos.

Direitos Básicos:
Educação: R$1,20
Habitação: R$0,14
Saúde: R$4,40

Segurança:
Segurança Pública: R$0,16
Defesa Nacional: R$0,70

Grandes Gastos:
Salários: R$14,20
Previdência: R$20,20
Dívida: R$33,70

Infra-Estrutura:
Ferrovias: R$0,04
Portos Hidrovias: R$0,04
Estradas: R$0,55
Saneamento básico/urbano: R$0,22

Gastos Sociais:
Agricultura: R$1,04
Proteção o Trabalhador: R$ 1,25
Reforma Agrária: R$ 0,22
Assistência Social: R$ 2,66

Cultura e Lazer:
Turismo: R$0,16
Esporte e Lazer: R$0,19
Cultura: R$0,05

Outras Despesas:
Ciência e Tecnologia: R$0,38
Relações Exteriores: R$0,11
Gestão Ambiental: R$0,15
Diárias e passagens: 0,14
Pequenos gastos: R$17,83


**Se tiverem interesse, leiam a matéria na íntegra, que é muito interessante (página 40/41)
Fonte: Revista Super Interessante (Edição 239 - Maio 2007)

maio 02, 2007

While you Can...

Ontem as pessoas tentavam ser menos efusivas e as tentativas de 'mamãe, quero ser cool' no orkut eram só pessoas realmente cool´s ou mais uma daquelas aberrações adolescentes revoltadas.
Hoje porém o que vemos é uma legião de aberrações adolescentes fumantes drogadas bêbadas presas por um suspensório de tentativas legais, isto porque na maioria das vezes essas criaturas não desenvolveram om senso do ridículo em suas vidas.
Eu acredito que todo ser humano deveria vir com algumas coisas essenciais 'de fábrica'.
Alguém explica para essas CRIANÇAS que essas atitudes não levam a lugar algum? A menos que o lugar que eles desejam chegar é a morte.
Sem críticas sensacionalistas, precisamos urgente de seres pensantes. Sim, porque cérebro é uma ferramenta essencial, todos deveriam ter - deveriam.

Ahhh Moda, Publicidade, Design, Fisioterapia são as profissões mais cool... Vamos ver se todos esses filhinhos de papai formadinhos na Anhembi Morumbi e afins vão dar conta do recado, espero que sim...
Fumem, Bebam e Zoem de menos, e passem a pensar mais.

Eu estou fazendo minha parte, trabalhe duro - While you Can - ou você vai ser passado para trás...




(hohoho >D)