outubro 13, 2008

O QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU CARDÁPIO

Poucos conhecem os alimentos que devemos consumir para manter uma vida saudável. Existem certas vitaminas e nutrientes capazes de melhorar o funcionamento do seu organismo, se ingeridos com freqüência. Já foram feitos estudos científicos comprovaram que essas substâncias são capazes de prevenir doenças.

Mas não pense que são alimentos caros e importados. A nutróloga endocrinologista Valéria Goulart preparou algumas sugestões fácies e simples para você incluir no seu cardápio e que podem fazer a diferença na sua qualidade de vida.

1- A poderosa Maçã
Considerada como alimento funcional, as maçãs ajudam a retardar o envelhecimento pele, protegendo-a dos raios solares. Além disso, reduz os riscos de desenvolver doenças cerebrovasculares, Alzheimer, câncer no estômago, fígado e pulmão, previne e mantém a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, através da ingestão de uma maçã por dia, auxilia no emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.

2- A indispensável Aveia
De todos os cereais, a aveia é uma das mais ricas em fibras. É capaz de diminuir os níveis sangüíneos de glicemia, o colesterol ruim (LDL), impede doenças cardíacas e o câncer, pro seu efeito antioxidante; regula o funcionamento do intestino, acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental, previne enxaquecas, insônia, hiperatividade e ansiedade.
Atua ainda evitando deficiências na gravidez e garante um bom desenvolvimento do feto, estimulando a produção de leite. Evita dores no esôfago, gastrite, úlcera, constipação ou diarréia e flatulência.

3- O famoso Alho
Um estudo realizado na Alemanha descobriu que 1grama de alho consumido por dia reduz em 80% o volume na placa de aterosclerose nas artérias. Mas deve ser utilizado na alimentação cru. Pode ser também na forma desidratado - só que com moderação, pois ele provoca problemas digestivos, como o mau hálito, irritações gástricas e náuseas.
Entre os seus benefícios estão a diminuição da taxa de colesterol ruim, a prevenção de tumores, além de ativar o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, reduzir a pressão arterial, proteger o coração e reduzir os níveis de açúcar no sangue.

4- A proteção da Soja
Por ser rica em isoflavonas (que imita o hormônio feminino), ajuda as mulheres a manterem os níveis de hormônios regulares depois da menopausa. Mas, para isso, devem ser consumidas três vezes por semana a partir dos 25 anos.
Ela ainda reduz risco de doenças cardiovasculares, amenizar os incômodos da menopausa e a preveni o câncer de mama e de cólon. Atua ainda na absorção do cálcio, evitando a osteoporose.

5- O grande aliado: Azeite de oliva
Item indispensável na cozinha, o azeite mantém doenças como a arteriosclerose e o câncer de cólon longe de sua saúde. Atua ainda melhorando o funcionamento do estômago e do pâncreas, acelera as funções metabólicas, produz efeito protetor e tônico da epiderme, estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização. E, o que é melhor de tudo: azeite ajuda a perder peso!

6- O delicioso Tomate
Com baixas calorias e rico em nutrientes, o tomate não pode faltar na mesa. É rico em licopeno e sais minerais como potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro. Por isso tudo, é capaz de diminuir o risco de câncer, ajuda o organismo a combater infecções, fortalece a memória protegendo contra os males de Alzheimer e Parkinson. Além disso, é ideal para quem quer perder peso, pois contém apenas 25 calorias e funciona como antitóxico e laxante.

7- O gostinho da Castanha-do-Pará
Nativa da Floresta Amazônica, essa noz auxilia na prevenção de problemas cardíacos, é fonte de vitamina E e selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres. Ela é capaz de desacelerar o envelhecimento, reduzir o risco de doenças do coração, fortalecer a imunidade e prevenir o câncer.

8- O saudável Iogurte
O valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas (benéficas à saúde) por mililitro. A sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras. Fora isso, equilibra a microflora intestinal, auxilia na absorção dos nutrientes, controla o colesterol, aumenta a absorção de cálcio pelo organismo, melhora a imunidade e previne infecções causadas por fungos.

9- Os benefícios da Semente de linhaça
A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Por isso, abuse dela! Entre as suas ações, ela é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, a pressão alta e a trombose, auxilia no desenvolvimento e crescimento das crianças, ativa o metabolismo, auxiliando a combater a obesidade; amenizaria os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa; melhora a função do intestino e diminui o colesterol.

10- A saborosa Uva
Rica em fibras e flavonóides, a uva tem propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio. Fortalece o sistema imunológico e as artérias, reduz câncer, derrame, perda da memória e doenças cardíacas, evita o envelhecimento precoce e possui substâncias antioxidantes, conhecidas como polifenóis, poderosos aliados no combate aos radicais livres.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Sou Giovanna da Edelman, agência de comunicação da Quaker.

Gostei do seu post, ótima iniciativa procurar uma alimentação mais saudável e balanceada.

Estamos reunindo em uma comunidade do Orkut receitas que incluam aveia em seus ingredientes e gostaríamos da sua colaboração.
Caso se interesse, remeta sua receita para o e-mail giovanna.carvalho@edelman.com

Abraços

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas buscando formas de ganar dinero[/b]
Hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como trabajo casa. Como fue de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son unicamente formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]