setembro 08, 2008

Museu do Diálogo no Escuro

Há aproximadamente um mês atrás, fui até o Galeria Shopping em Campinas e visitei o museu do diálogo com o grupo da minha extensão universitária.
É uma experiência incrível para quem tiver oportunidade de visitar.
Segue a resenha do que é a exposição, e o contato para interessados.
O que é Diálogo no Escuro?

Grupos de oito pessoas entram juntas na mostra. Em um ambiente de penumbra, cada qual recebe de um recepcionista com baixa-visão, uma bengala-guia e instruções sobre como comportar-se e o que esperar da exposição.Entra-se na escuridão. Um deficiente visual é o guia, a pessoa chave para a sua orientação e mobilidade no escuro.
Ocorre uma inversão de papéis: os deficientes visuais, acostumadas a orientar-se e a mover-se sem a visão, não são deficientes em um local sem luz.
Neste ambiente, convertem-se em líderes, que garantem orientação e mobilidade e nos conduzem com destreza por um mundo invisível.
Por outro lado, os visitantes que possuem a visão normal, se vêem arrancados de sua rotina social e de seus hábitos perceptivos. Privados de seu órgão de percepção central, têm de se confrontar com suas próprias limitações. Aqui, são os visitantes que têm dificuldades e precisam confiar em uma pessoa desconhecida, sentindo necessidade de estabelecer boas relações interpessoais e de comunicação. Na mostra, só quem se comunica existe, quem cala, na escuridão permanece invisível.
Através de odores, temperaturas, sons e texturas, criam-se cenários que podem ser um parque, um passeio de barco, um mercado, uma cidade, uma sala de sons ou um bar. O público se defronta com situações cotidianas, mas, por estar momentaneamente privados da visão, esta vivência se transforma em uma experiência significativa e inesquecível.
Completa-se assim, uma mudança de perspectiva, que permite a integração plena de elementos não visuais na construção do mundo.O escuro é metáfora para tudo aquilo que tememos e não conhecemos.
No Diálogo no Escuro, o visitante é encorajado a não encarar o desconhecido como ameaçador. A exposição é um lugar de aprendizagem social, no qual se dá, de maneira natural, um fortalecimento da capacidade de entendimento e do diálogo com o outro. A exposição desperta em cada um o respeito e a valorização pela pessoa com deficiência, ajudando a eliminar preconceitos e barreiras de comunicação e convivência.
Neste mesmo espaço, também ocorrem eventos como o jantar no escuro, e o aniversário no escuro. Vale muito a pena conferir.

Um comentário:

Edificarte disse...

bom dia..
parabéns pelo blogger .. quando der visite o meu .. deixe recado.
abraços