novembro 17, 2007

Transtorno Bipolar

O que é transtorno bipolar?

O tanstorno bipolar consiste numa alteração dos mecanismos que regulam o estado do animo. Parece que o sistema límbico é o area do celebro encargado de atuar como um autentico “animostato” , ou seja, de forma similar com um termostato numa moradia: mantendo uma temperatura regular e ativando as estructuras necesarias pra manter o aquilibrio. No caso do termostato, quando este detectar uma temperatura superior na fixada ativa a refrigeração e, ativa a calefação se a temperatura é extremamente baixa. O estado de animo das pessoas tende a regular dependentemente da situação ambiental. Quando uma pessoa padece transtorno bipolar, ou seja, quando o “animostato” não funcionar corretamente, o estado de animo passa a ser instável, independente do ambiente.
O tanstorno bipolar é uma doença hereditaria, mas isto não significa que as probabilidades do que o filho de uma pessoa afetada pelo transtorno bipolar o sofra também seja de 100%. De fato, as posibilidades de que não sofra a doença são maiores do que as de que sofra, embora a probabilidade é logicamente maior. Por outra lado, as probabilidades também variam em função do grau de parentesco.
Há varios mecanismo fisiologicos implicados no transtorno bipolar, a maioria a nível de neurotransmissores. Os neurotransmissores são as substancias encarregadas de transportar a informação no cerebro. Existem provas empiricas de que alguns neurotranmissores (dopamina, serotonina, noradenalina, acetilcolina) funcionam de forma anómala no transtorno bipolar.
Também existem anomalias no funcionamento hormonal, sobretudo no hormonio tiroideano. Atualmente pode se afirmar sem nehum tipo de duvida que o transtorno bipolar tem uma base biológica e se transmite genéticamente. São ultrapassadas as teorias que afirmavam que distintos fatores psicológicos ou sociais (traumas infantis, mau relações familiares, fatores de personalidade) eram a causa do transtorno bipolar. Hoje, sabe-se que todos estes fatores podem precipitar ou agravar a doença, mas nunca causa-la.
A doença bipolar é cronica e recorrente; isto significa que dura por toda vida, mas não é igualmente grave durante toda a vida e os episodios tendem a se repetir.
Cerca de uns 4% da população sofre algum tipo de transtorno bipolar. Embora muita gente pense o contrario, a verdade é que o transtorno bipolar é uma doença que existiu ao longo de toda a historia, quer dizer, é tão velha quanto a humanidade. As taxas de prevalencia deste transtorno são muito semelhantes em todos os paises, o que demonstra que é uma enfermidade universal, não está vinculada a condicionantes cultural ou social.
Felizmente hoje já dispomos de tratamentos muito eficazes pra manter o transtorno bipolar compensado, de modo que muitas pessoas que em outras epocas passaram grande parte do seu tempo na marginalidade ou institucionalizadas possam levar uma vida normal (dito de outro modo, não estar escravizado pelo transtorno).
Há muitos pacientes bipolares que conseguem levar uma vida social, familiar e sentimental completamente adaptada, com um rendimento laboral tão bom quanto o de qualquer pessoa não bipolar. De fato, pessoas afetadas pelo transtorno bipolar que hoje ocupam um importante lugar na historia é interminavel; lideres politicos como Churchill, pintores como Van Gogh ou Gauguin, brilhantes compositores como Schumann ou Tchaikovsky, eminentes escritores como Virginia Wolf, Hemingway, charles Baudelaire, Herman Hesse ou Edgar Allan Poe, etc.
Devemos começar a pensar que ter um transtorno bipolar não é mais ou menos grave do que padecer outras doenças cronicas como o asma ou diabetes, e que na maior parte dos casos pode-se manter compensado o transtorno graças a uma medicação adequada e ao seguimento estrito de pautas condutuais.

FONTE: MANUAL DE PSICOEDUCAÇÃO BIPOLAR.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice fill someone in on and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.