maio 30, 2007

Ode à Liberdade.

Oscar Wilde já havia dito que "qualquer pessoa que tenha lido a história da humanidade aprendeu que desobediência é a virtude original do homem" - e então? Estaríamos interpretando mal a história, ou o homem está perdendo suas virtudes??
Voltemos há um tempo não tão distante, em que jovens saiam nas ruas com as caras pintadas, uivando um desejo incontrolável de mudança. O que foi isto? - Será que foram apenas jovens desocupados disputando usn com os outros o título de 'rebeldes sem causa'??
Revoluções foram fatos que propiciaram ao mundo como conhecemos hoje, com todas as qualidades, e porque não - defeitos; Heróis foram aqueles que lutaram cegos por um ideal, e certamente venceram.
Lutar, revolucinar - palavras bonitas para um discurso, mas que hoje não fazem mais tanto sentido como antigamente.
Hoje em dia o máximo que vemos é um 'bando' ocupando a reitoria da USP em prol de algumas melhorias - estas duvidosas. As pessoas que 'reivindicam' são as mesmas que depredam os prédios da universidade e perturbam a paz de quem, discutivelmente quer estudar.
Sejamos sensatos, vivemos no regime egocêntrico, em que só lutamos por causas que favoreçam nosso próprio umbigo - quando lutamos - , e estamos cada vez mais cegos e alienados.
Onde está nosso humanismo? Nossa revolução interna? Lutar ainda existe no nosso dicionário?
Preocupe-se em ocupar reitorias da sua alma, e ver além de pequenas causas que ninguém dá a mínima importância. Mate o mal pela raíz - não tente só cortar a folhagem.
Grandes revolucionários prezam grandes feitos. Pessoas grandes sabem que o progresso depende de cada minuto de êxtase.
Levando as últimas consequências; liberdade, igualdade e fraternidade é um discurso muito viável no mundo das idéias, mas de fato a opressão, desigualdade e hipocresia são a nossa verdadeira realidade.
As teses para melhoria do mundo são inúmeras, mas o que de fato importa é a efetiva trasformação.
Meu maior desejo é que os jovens - estes cada vez mais acomodados pela adolescência tardia anuladora de responsailidades - recuperem sua consciência e possam expelir a ânsia de novos ápices revolucionários - se é que eles ainda existem.

Tijolos e argamassas do muro à parte - hoje só é submisso quem quer.

Nenhum comentário: